fbpx

DESAFIO DE IDEIAS

Desafio de Ideias é uma atividade baseada no conceito de inovação aberta, em que equipes de alunos, durante uma semana, solucionam um problema real de empresas participantes. As soluções são apresentadas e cada empresa escolhe a que melhor atende ao desafio proposto.

Dia 4 de outubro, a Escola SENAI foi o palco de diversas atividades para troca de experiências e conhecimentos sobre inovação, sustentabilidade e empreendedorismo para a cadeia produtiva Têxtil e Vestuário, tais como ciclo de palestras, painéis de debates, oficinas e exposição tecnológica.  O objetivo deste evento foi  a discussão sobre as maneiras de fomentar a inovação e a criatividade nos alunos, docentes e técnicos do SENAI e na comunidade empresarial. As atividades são gratuitas e abertas ao público geral.

Uma das ações de destaque foi o Desafio de Ideias, baseado no conceito de inovação aberta, em que equipes de alunos, durante uma semana, solucionam um problema real de duas empresas participantes. As soluções são apresentadas e cada empresa escolhe a que melhor atende ao desafio proposto. Nesta edição, as empresas desafiantes foram a Lupo e a Via Santony.

Durante a semana, os participantes também puderam conferir uma exposição tecnológica de máquinas e equipamentos e palestras realizadas por empresas parceiras como Audaces, BMD Têxteis, Lectra, Organiza Têxteis, Silmaq, Sun Special, Total Eco Máquinas, Welltek e outros convidados.

    

O Desafio de Ideias é um concurso técnico-cultural realizado pelo SENAI e que tem como finalidade aproximar a indústria das ideias criativas de jovens alunos, criando novos produtos, processos e negócios para empresas parceiras, enriquecendo o aprendizado dos jovens participantes e beneficiando as próprias empresas, promovendo oportunidades para que conheçam e identifiquem pessoas com perfil criativo e empreendedor.

A partir de um desafio identificado e proposto pela empresa, alunos do SENAI, selecionados a partir de perfil previamente estabelecido, são divididos em equipes com formação têxtil e confecção, conduzidos por orientadores, e têm dois dias para apresentar soluções de caráter arrojado.

Todas as atividades acontecem dentro de um espaço especialmente ambientado, exclusivo para as atividades incluídas no Desafio, tendo ao dispor os mais variados recursos para estimular e exercer a criatividade e o pensamento inovador, além da orientação e apoio de diversos profissionais do SENAI.

As ideias propostas são apresentadas aos representantes das empresas, que avaliam quesitos como criatividade, viabilidade e empreendedorismo e que escolhem a melhor solução para o desafio proposto.

Os participantes recebem um certificado de participação e a equipe vencedora do Desafio de Ideias recebe um prêmio oferecido pela empresa.

Foram 3 grupos que trabalharam com o desafio da VIA SANTONY, que foi: “Dar um destino para os nossos resíduos têxteis, retalhos e roupas que já não são mais alugadas ou fora de moda”
Foram feitas as apresentações na parte da manhã – equipes amarela, laranja e verde.
Após o almoço fizemos a premiação da equipe vencedora, cujo integrantes foram:

Talita Cordeiro
Heber Rogério
Paloma da Mata
Willame Filho
Thauany Casa Grandi

 

 

Compartilhe